sexta-feira, 14 de março de 2008

Alegria que supera as tribulações 3 - Horatio Gates Spafford

SOU FELIZ

Se paz a mais doce me deres gozar,

Se dor a mais forte sofrer,

Oh seja o que for, Tu me fazes saber

Que feliz com Jesus sempre sou!


Sou feliz, com Jesus!

Sou feliz com Jesus, meu Senhor!


Embora me assalte o cruel satanás,

E ataque com vis tentações;

Oh, certo eu estou, apesar de aflições,

Que feliz eu serei com Jesus!


Meu triste pecado, por meu Salvador,

Foi pago de um modo cabal;

Valeu-me Jesus, oh mercê sem igual!

Sou feliz! Graças dou ao Senhor!


A vinda eu anseio do meu Salvador;

Em breve virá me levar

Ao céu onde vou pra sempre morar

Com remidos na luz do Senhor.


Mais uma vez e creio que a ultima, vou escrever sobre esse tema que me inspirou a semana inteira, creio que Deus falou muito comigo sobre essa alegria nas tribuções e queria contar um pouco da história dessa música, que tem tudo a ver com esse tema.
Horatio Gates Spafford, era um advogado, professor de jurisprudência médica e diretor de um Seminário Presbiteriano em Chicago.
Em
1871, ele perdeu todos os seus bens em trágico incêndio.
Em novembro 1873, ele, sua esposa e suas quatro filhas planejaram uma viagem para a Europa. Mas problemas de negócios forçaram-no a adiar sua partida, indo à frente, sua esposa e as filhas.
No dia
22 novembro 1873, o navio em que estavam colidiu com um outro e veio a naufragar no Oceano Atlântico, morrendo as quatro filhas. A esposa foi resgate e enviou uma mensagem telegráfica ao marido: "Saved alone" (Salva, sozinha).
Quando Horatio foi ao encontro da esposa, pediu ao comandante do navio que o avisasse quando estivessem próximo do local do naufrágio, chegando ali, ele escreveu um poema, cujo título é
It's well with my soul” que significa "Está tudo em paz ... tudo firme com a minha alma”. Em português, nós o conhecemos com o mesmo nome do navio que naufrafou: "Ville du Havre", uma expressão francesa, cuja tradução para a nossa língua é “Sou feliz”, alguns anos mais tarde ele sua esposa tiveram mais dois filhos, porem o unico filho de Spafford nascido em 1879, tambem chamado de Horatio, faleceu com 4 anos de idade por febre escarlate.
Em 1.881, a família Spafford, mudou-se para Jerusalém onde fundou um lar para crianças abandonadas, Philip Paul Bliss, musicou o poema. Em 1876, quando Philip ia com a esposa para Chicago o trem em que viajavam, caiu de uma ponte e incendiou-se. Na tentativa de resgatar sua esposa, Philip morreu afogado no rio. Bertha Spafford, filha de Horatio G. Spafford, tempos mais tarde, escreveu um livro chamado "A nossa Jerusalem". Anne Grace Lind, neta de Spafford, guardou a quinta estrofe do hino, descoberta em 1995, com o seguinte texto:

"Prá mim só importa Cristo prá viver.
Se o Jordão ameaçar me afogar.
Oh! Não sofrerei, pois, na morte e na vida,
Tu me darás Tua paz!"

(Horatio Gates Spafford Morreu em 1888 em Jerusalém)

Uma história que nos mostra que quem tem a paz pra dar é o Senhor, e Ele consede essa paz em qualquer circunstancia e horario...

Toda sorte de bencaos a todos

K@!O - Z@!®U

Nenhum comentário: