terça-feira, 20 de novembro de 2007

Corte ou Namoro?

Jeremias 6:16 – “Assim diz o Senhor: Ponde-vos a margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e acharei descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos”.
Veredas significa caminhos e a palavra antigas vem do hebraico “olam”, que significa antigo, eterno. Nos estudo de Craig Hill, fundador do ministério Family Fundation International (Seminário de Veredas Antigas), descobriu-se que as palavras significam literalmente “Caminhos dos quais a igreja se desviou”.
Para constituirmos uma família feliz é necessário compreensão, aceitação e acima de tudo o conhecimento da Palavra de Deus para sua descendência. Sendo fundamental trabalhar na formação de um lar em sua fase embrionária, a corte.
Portanto compreendemos que a corte é uma vereda antiga, da qual Deus está nos ensinando a trilhar por estes caminhos.
A Corte é uma fase de conhecimento e amizade, direcionada pela vontade de Deus, em que o casal passa a ter um relacionamento fundamentado em conversa, jejum, oração e intimidade com Deus, afinal é necessário entendermos que um relacionamento forte e bem estruturado deve ser feito a três, mulher, Deus e o homem como escrito em Pv 4:12.
Envolvendo sempre a família, os pais são envoltos e suas opiniões tem peso, sendo necessário que ensinem seus filhos, desde o nascimento, a guardarem seus corações e a entregarem seus caminhos ao Senhor, para que tenham uma descendência abençoada e uma boa aceitação da visão.
Atualmente o que se vê, são gerações destruídas porque as medidas de proteção de Deus foram quebradas de geração em geração, sendo que o fundamento de todas as coisas começa e termina com o mover de Deus e com os relacionamentos não poderia ser diferente.
Hoje em dia o método mais utilizado pelos jovens em seus relacionamentos é o namoro.
Em seu livro Corte x Namoro o Pastor Naor Pedrosa alega que: “Não existe namoro na Bíblia. Existe é compromisso e amizade. O namoro hoje começa com o primeiro olhar. Um agrada da aparência do outro, do jeito de falar, de vestir, mas não existe amizade, confiança, algo mais sólido. Às vezes, começam a namorar sem se conhecerem. Tanto é que, se aparecer uma moça ou um rapaz mais atraente, tanto a moça quanto o rapaz que estão namorando não medirão esforços para ‘ficar’ com a outra ou com o outro. É comum o namoro se tornar inimizade porque, muitas vezes, as pessoas se sentem traídas, usadas e abusadas pelo outro”.
O namoro na maioria das vezes é baseado em empolgação, atração física, aparência de simpatia e medo de ficar sozinho, gerando casamentos frustrados, sem compreensão e um relacionamento egoísta, resultando num assustador número de divórcios.
No entanto um romance a maneira de Deus nos dá segurança quanto a pessoa com quem iremos nos casar.
Através desta visão o entendimento de que todos são de todos e ninguém é de ninguém, é quebrada, trazendo de volta o princípio que Paulo nos ensina “A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher” – I Co 7:4. Portanto, como está escrito em Salmos 139:16b – “e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.”, cremos que Deus reservou para nós um cônjuge, por esta razão estamos reservados a este.
Fizemos esta escolha de relacionamento, pois ansiamos ter Santidade ao Senhor, portanto nada melhor do que se fundamentar na vontade de Deus através da corte.

Testemunho

“Antes de ter uma conversa com a Ana Paula, orei durante 4 meses, pedi orientação dos meus líderes de célula, dos líderes de célula dela e dos meus pais, tendo aceitação de todos, conversei com ela. Nesta época estávamos num jejum de 40 dias, com o propósito de Deus nos mostrar o ministério que Ele tem para nós. Visto que estávamos no décimo dia de jejum a Ana Paula me respondeu que deveríamos esperar terminar o jejum, para termos uma confirmação maior da vontade de Deus”.
No dia 02 de setembro de 2007, depois de 40 dias de jejum e oração, durante o almoço com os pais de ambas as partes, Caio pediu a permissão para cortejar Ana Paula. Então os pais, líderes e pastores abençoaram nosso relacionamento.
Embora nenhum dos dois conheciam a fundo esta visão, então 5 dias depois foi realizado um seminário de corte, foi ai então que entendemos a visão mais profundamente e começamos estudá-la mais a fundo, lendo livros como: Corte x Namoro; Eu disse Adeus ao Namoro; Garoto encontra Garota. E descobrimos então que iniciamos segundo os padrões de Deus.
Temos visto que neste tempo nos conhecemos mais a fundo, e temos aprendido de uma forma muito abençoada por Deus a nos reservar para o casamento.
“Compreendo que neste tempo de corte o Pai tem nos ensinado a viver conforme os planos Dele para as nossas vidas, temos visto Ele agindo inúmeras vezes, além de estarmos crescendo a cada dia.O mais interessante é o quanto Ele tem se revelado a nós quando eu e o Caio o buscamos. Creio que o ministério que Ele tem colocado em nossas mão, com a ajuda Dele conseguiremos fazer para a honra e glória Dele. Senhor nós queremos andar pelas suas veredas.”
O nosso propósito para com o Senhor foi de estarmos fazendo corte até o nosso casamento para a honra e glória do Senhor, sendo que nosso único toque físico é um beijo na testa.

Toda sorte de bênçãos a todos

K@!O - Z@!®U e Paulinha PJ

Um comentário:

Mr. David Oliveira disse...

Olá irmãos de fé!

Irmão Caio e Irmã Paulinha, Deus os abençõe GRANDEMENTE!
Amo muito vcs,
Vcs são muito importantes para mim e na vida da Flávia.
Nas minhas orações coloco vcs neste propósito pêla Santidade ao Senhor!
Vejo e encaro isso com bons olhos e se todos soube-se da verdade, como ela é!
Acredito que o mundo não se encontraria deste jeito, perdido!
Deus é tão sábio que mostra através por vcs, como entender "Corte ou Namoro?"
Por isso Deus os abençõe!

Paz do Senhor!

David Oliveira.