terça-feira, 23 de outubro de 2007

O Senhor é a minha bandeira - Parte I

Quero postar aqui o que aprendi em Êxodo 17 8-16 sobre como vencer tendo o Senhor como nossa bandeira. Vou posta-lo em partes.
Que o Senhor possa edificar a sua vida como edificou a minha com essa palavra.

Parte 1
O Senhor é a minha bandeira
Prontos para resistir
Hudson Santos Gonçalves


Êxodo 17: 8-9
“Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão.”


Basta ler a história da saída do povo do Egito até a conquista da terra para ver que as grandes dificuldades enfrentadas por Moises e Josué, não foram as perseguições e nem as batalhas, mas sim o próprio povo que eles conduziam.
O que aprendo com isso, é que as lutas virão, mas elas não são o problema. A verdadeira batalha a se vencer é contra nós mesmos e a nossa dificuldade em depender de Deus.

A bíblia conta em Êxodo 17 do versículo 8 em diante, que em refidim Amaleque veio para guerrear contra Israel. Então Moises precisou tomar uma postura de defesa. Nos dias de hoje, não é diferente, todos nós passamos por lutas, ainda mais quando estamos dedicados a um ministério, mas como eu disse acima, não podemos nos preocupar com as lutas, mas sim com a postura que vamos tomar diante delas. Temos duas opções, vencer por nós mesmo ou deixar que Deus vença por nós. Escolher a segunda opção é o melhor, mas não é tão simples. Muitas pessoas acham que estão entregando tudo nas mãos de Deus, mas não estão e buscam alternativas e inventam estratégia que não dão em nada. Outras pensam que entregar nas mãos de Deus é cruzar os braços e deixar que o tempo cuide das coisas. E isso também não funciona. Olhando para o versículo 9 vemos duas ações de Moises que devemos observar.
A primeira é uma ação física, quando ele diz: “Escolhe homens sai pra lutar contra amaleque”, essa ação demonstra a confiança de Moises. Quando algo vem para atingir nossas vidas ou ministério, o mais importante é não nos deixar abater, nem desanimar, e oferecer resistência imediata. Não posso deixar de notar que o relato bíblico, mostra Moises tomando uma atitude, ele não espera tempo algum, é como se ele já soubesse o que fazer, como se ele já estivesse preparado. Refidim significa “Descanso”, Moises estava nesse lugar e certamente queria um momento de descanso, mas mesmo nesse momento ele estava preparado. Nós, por outro lado, muitas vezes somos pegos de surpresa. A batalha começa e simplesmente não estamos prontos, ai então é que começamos a orar, a buscar e a jejuar. E o tempo que levamos para buscar respostas que já deveríamos saber, torna o nosso problema maior como uma bola de nove. Quantas vezes nós sabemos o que precisa ser feito, mas, simplesmente não fazemos, e ficamos orando e perguntando a Deus sobre algo que ele já nos deu a resposta, como se Ele fosse mudar de idéia. Nosso Deus não muda. Se nós sabemos o que temos que fazer, o melhor é fazer de uma vez.

A segunda atitude é espiritual. Moises diz que vai subir no monte e que vai ter o Bordão de Deus nas mãos. Essa fala de Moises pode parecer simples pra mim e pra você e podemos não entende-la em sua profundidade profética, mas para Josué ela tinha um grande significado. O bordão de Deus nas mãos de Moises já tinha virado uma serpente no Egito, já tinha transformado o Nilo em um rio de sangue, já tinha dividido as águas do mar vermelho e Josué sabia disso. O bordão representada a ação de Deus. Por isso quando Josué ouve que Moises estará no monte com o bordão de Deus, Josué imediatamente já sabe que algo vai acontecer a seu favor e ele é tomando por um sentimento de fé. Quantas vezes o Senhor já agiu na nossa vida? Será que temos facilmente esquecido dos livramentos do senhor em nossas vidas? Então porque a cada nova luta temos uma nova duvida? Precisamos ter fé. A nossa atitude física precisa estar ligada com nossa fé. Precisamos acreditar que Deus esta no controle e que Ele moverá tudo a nosso favor. Se nós temos fé, não murmuramos, não perdemos a paciência, não damos ouvidos a palavras de desanimo, não nos perdemos, não nos desesperamos. Depois que Josué ouviu a frase de Moises, ele tinha certeza da vitória. Quando sabemos o que fazer, estamos preparados e temos fé, palavra alguma poderá nos desanimar e a vitória já é nossa.

Que o Senhor seja o seu norte, o seu guia em tudo.
Que você esteja sempre preparado e fortalecido nEle.
Que a tua Fé seja constante e inabalável.
Que o desanimo e a duvida jamais te toque.
Pelo NOME e pelo AMOR do nosso SENHOR JESUS. Amem!

Continua...


Hudson Santos Gonçalves
Ministério de Adoração Profética

4 comentários:

K@!0 - Z@!®U disse...

Paz a todos
Muito Bom esse texto, creio que Deus realmente está nos ensinando como dominar nossas emoções para que em dia de lutas saibamos como lutar...
Deus falou comigo através desse texto e creio que Ele está falancom você também...
Toda sorte de bênçãos a todos

Unknown disse...

A PAZ

Aprendi mais uma hoje DEUS é maravilhoso

esse texto é muito edificante

HUDSON _ QUE DEUS ABENÇÕE SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO, PQ EU SEI O QUANTO VC É DEDICADO A ÓBRA DO PAPAI E ELE TB SABE

TE AMO EM CRISTO AMADO IRMÃO ESPERO QUE NOS ENCONTRAMOS DE NOVO EM BREVE
UM FORTE ABRAÇO !!

Ministério Aliança disse...

Amem
PAZ

Paulinha disse...

Hudson, essa palavra é algo que realmente temos que recebê-la nos nossos corações, a cada dia temos que colocar nossos problemas nas mãos do nosso Paizinho e confiar nele, mas acima de tudo temos que ouvir aquilo que Deus quer que façamos, necessitamos ouvir com os ouvidos do nosso Pai...

Senhor faz nos ter sensibilidade para ouvir aquilo que Tu estas falando a nós... Quero ouvir com os Teus ouvidos...

Pai Tu és a nossa nossa Bandeira, a nossa esperança...

A cada dia o Senhor é quem nos guia ...

Deus abençoe a todos vcs...

Paulinha